Carta aberta de Sonia Guajajara a ambientalistas e defensores da Mãe Terra de São Paulo
Minha amigas e meus amigos,
Estamos a poucos dias da eleição que pode mudar o rumo da história de nosso país e de nossas vidas! Escrevo essa carta para dialogar com você sobre minha candidatura a Deputada Federal por São Paulo e para falarmos sobre a importância de ocuparmos o legislativo e revertermos os inúmeros retrocessos que 4 anos de (des)governo de Jair Bolsonaro causaram.
Vim do Maranhão para cá por entender que São Paulo é um estado que tem muita importância na política nacional. Aqui está concentrado o poder econômico brasileiro, aqui estão sediadas boa parte das empresas e de financiadores que tem relação com a destruição da Amazônia e outros biomas brasileiros. São Paulo tem uma responsabilidade imensa na preservação de nossa Mãe Terra! É este chamado que vim fazer ao estado de São Paulo: vamos assumir o papel de vanguarda na proteção aos nossos biomas, na recuperação da Mata Atlântica, que já perdeu mais de 80% de sua cobertura original.
Atravessamos 4 anos de muita violência, sendo ameaçados, agredidos, assassinados, desmoralizados, perseguidos politicamente, com os orçamentos de importantes órgãos federais estrangulados e nossas políticas ambientais, climáticas e voltadas para os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais sendo desmontadas.
Sabemos que, mesmo elegendo Lula, nada vai melhorar de um dia pro outro, então precisamos chegar fortes ao Parlamento para resgatar o que o atual governo em vias de acabar desmontou e avançar rumo a uma política de envolvimento, que verdadeiramente conheça e reconheça as riquezas do nosso país, impedindo que continuemos sendo mortos e saqueados.
Quero estar no Congresso Nacional como Deputada Federal para construir um mandato forte, dialogando constantemente com vocês, para barrarmos todas as “boiadas” que deputados ruralistas possam querer e promovermos uma agenda pautada na vida, em uma relação de amor e cuidado com a Mãe Terra!
Para derrotar a bancada ruralista, construiremos a Bancada da Terra, capaz de defender o Brasil que merecemos de verdade, lutando para garantir, entre outras coisas, os espaços da sociedade civil, que foram liquidados pelo atual presidente da República Jair Bolsonaro.
Nosso mandato estará sempre em conexão com as demandas da sociedade civil que defende o meio ambiente. Entre as diversos compromissos que estamos construindo, está demandar de Lula o dia do revogaço, para desmontar as armadilhas ambientais impostas por Bolsonaro; vamos atuar para fortalecer o IBAMA e o ICMBio e retomar os compromissos e ambições ambientais assumidos internacionalmente pelo Brasil, especialmente perante o Acordo de Paris; proporemos medidas legislativas que estabeleçam mecanismos de rastreabilidade dos produtos exportados pelo Brasil, para garantir que não sejam oriundos de territórios em conflitos, explorações ilegais de Terras Indígenas e áreas ilegalmente degradadas.
Reconhecendo o trabalho que os Povos Indígenas já fazem, como protetores de seus territórios e guardiões da floresta, proporemos uma lei que crie um Sistema Nacional de Proteção Territorial Indígena, garantindo formação, equipamentos e custeio para a defesa de nossos biomas. Além disso, vamos propor leis que estabeleçam zonas de amortecimento ao redor de áreas de proteção, parques, terras indígenas, áreas de nascentes e mananciais, impedindo que nessas áreas seja usado qualquer tipo de agrotóxico. Finalmente, lutaremos também para barrar todas as medidas anti-ambientais que estão em tramitação no Congresso Nacional, incluindo o pacote do veneno.
Convidamos vocês para juntes aldearmos a política! Conversem com suas famílias, companheires e amigues! Por mais Mulheres Indígenas no poder, vote Sonia Guajajara para Deputada Federal em São Paulo: 5088!