Carta aberta de Sonia Guajajara à comunidade acadêmica e científica de São Paulo
Minha amigas e meus amigos,
Estamos a poucos dias da eleição que pode mudar o rumo da história de nosso país e de nossas vidas! Escrevo essa carta para dialogar com você sobre minha candidatura a Deputada Federal por São Paulo e para falarmos sobre a importância de ocuparmos o legislativo e revertermos os inúmeros retrocessos que 4 anos de (des)governo de Jair Bolsonaro causaram.
Vim do Maranhão para cá por entender que São Paulo é um estado que tem muita importância na política nacional. Aqui está concentrado o poder econômico brasileiro, aqui estão sediadas boa parte das empresas e de financiadores que têm relação com a destruição da Amazônia e outros biomas brasileiros. Vim trazer este chamado a São Paulo: esse grande estado tem de assumir responsabilidade central na preservação de nossa Mãe Terra!
Um dos segmentos mais afetados por estes anos Bolsonaro foi, sem dúvida, a ciência e a academia. Os sucessivos cortes de verba associados com os frequentes questionamentos negacionistas criaram um cenário de destruição para nossas universidades e institutos de pesquisa. A situação se tornou tão grave, que não raro vemos institutos de pesquisa incendiados por falta de recursos para cuidar de sua infraestrutura, estudantes deixando suas vagas por não terem condições de se manter na universidade, o quadro de docentes e técnicos desestruturado.
Quero andar de braços dados com vocês da comunidade científica e acadêmica de São Paulo, para ajudar a restabelecer os critérios da verdade científica e a estrutura necessária para a elaboração do pensamento livre e crítico, garantindo a liberdade de cátedra contra qualquer tipo de censura ou ameaça. Sem o pensamento científico não conseguiremos gerar as soluções que precisamos para superar os abismos sociais, econômicos e ambientais gerados por Bolsonaro!
Nós, Povos Indígenas, sempre tivemos uma relação de colaboração com as universidades e pesquisadores. Hoje, entendemos também a necessidade de Aldear as universidades, trazendo o pensamento tradicional milenar de nossos Povos para contribuir para construirmos juntos novas epistemologias que deem conta da complexidade de nossas necessidades. Por isso, também me disponho a servir de porta-voz da inclusão nas universidades, trazendo nossos corpos e nossos saberes para esse espaço tão relevante para promover a retomada plena da nossa Democracia!
Quero estar no Congresso Nacional como Deputada Federal para construir um mandato forte, dialogando constantemente com vocês, para barrarmos todas as armadilhas que o negacionismo e o conservadorismo tentam implantar de maneira sorrateira em nosso país. Meu mandato estará na linha de frente do fortalecimento das instituições de fomento à pesquisa, como a Capes e o CNPq, e de resgate dos orçamentos para as universidades e para a ciência.
Convidamos vocês para juntes aldearmos a política! Conversem com suas famílias, companheires e amigues! Por mais Mulheres Indígenas no poder, vote Sonia Guajajara para Deputada Federal em São Paulo: 5088!